segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Maceió, a sua cidade.

O Ministério das Cidades surgiu em 2001 e desde então força as cidades a pensar o que são e onde querem chegar estabelecendo um novo conceito de gestão. O planejamento das cidades com uma gestão participativa vem impulsionando, aos poucos o Brasil e se refletido em nossa cidade. Para nós, urbanistas, uma grande conquista, porém o mais importante é a consciência política da população para participar como cidadãos.
Fala-se que o regime militar nos deixou uma lacuna enorme e sem consciência política. Na verdade a ditadura teve um efeito devastador e nós podemos senti-lo através da falta de conhecimento e iniciativa do povo.
Lembro-me que o ano passado os alunos do CESMAC foram convidados a participar de uma palestra sobre a ditadura militar, ministrada pelo respeitado advogado e criminalista José Moura Rocha. O resultado: uma platéia que custou a perceber o que aconteceu com o Brasil. Como é possível?
Somos pacíficos demais, falamos pouco e agimos menos ainda. Na verdade, o que temos feito, enquanto cidadãos, para melhorar a nossa cidade e nosso país? Você sabe o que se tem planejado para Maceió daqui a 10, 20 anos?
Se você é uma dessas pessoas que não sabem responder essa última pergunta, está na hora de ter um olhar diferenciado e perceber que o poder público não age, ele, ainda, REAGE!
Faço minha parte. Venho de uma educação totalmente pública: estudei do Jardim infantil ao científico no CEAGB (antigo CEPA), sou graduada pela UFAL e pós graduada da UFBA e entendo que minha maior contribuição é devolver para a sociedade, através do meu trabalho urbano, cada centavo de impostos pagos. É difícil ser urbanista sem ser socialista!
Como Diretora de Planejamento Urbano de nosso município tive e tenho a oportunidade de promover discussões populares através de oficinas de trabalho ou audiências públicas. Erroneamente vinculam essas discussões à “manobra” política ou ficam sem entender o que fazem ali. Para nós técnicos, pensar a cidade vai além do que nossos gestores imaginam.
Atualmente, ressalto um dos projetos mais agradáveis que tenho trabalhado junto com a equipe da SEMPLA: o projeto para a área de lazer para o loteamento Benedito Bentes I. Uma área imensa, densa, que há pelo menos 20 anos clama por melhorias. A sociedade já estava descrente com tantas promessas ao longo de tanto tempo. Conseguimos reunir a Prefeitura Comunitária, as associações, a população de um modo geral e colher os dados necessários, projetar com a equipe técnica do município (Secretarias de Meio Ambiente - SEMPMA, Superintendência de Iluminação Municipal - SIMA, Superintendência de Limpeza Urbana - SLUM, Secretaria de Infra Estrutura - SEMIFRA) e efetivamente desenvolver para a sociedade um projeto urbano participativo com a cara de seus moradores.Levamos nove meses para realizar tudo isto, mas tem valido a pena. Segundo o Ministério das Cidades é dessa forma que é legitimado e aceito. Eu digo mais, é dessa forma que esse projeto será abraçado e mantido. Saber que fez parte da discussão e opinou é um verdadeiro remédio anti vandalismo.
Cada um com sua história e a minha estabelece uma relação muito estreita de interação com a população que vem crescendo a cada dia. E não para por aí. O desenvolvimento do litoral norte acontece com uma velocidade assustadora onde já temos uma demanda de reurbanização das orlas desde o bairro de Cruz das Almas até Ipioca. É nessa oportunidade que os grupos melhores organizados conseguem garantir o que querem e como querem. O que estão esperando? Organizem-se! Vamos fazer a diferença?

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Os artigos estão ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens. Tive a oportunidade de conhecer e conviver com Gardenia por um período de alguns meses e pude atestar sua competência, dedicação e simpatia, quando estava a frente do projeto de revitalização do centro de Montes Claros-MG.
    Sucesso, abraços meus e de Lucia.

    Jessé Lima

    ResponderExcluir
  3. Olá, concordo plenamente que através da participação nas decisões, se tem um importante instrumento anti vandalismo, pois ninguém melhor do que quem vive na área para saber o que necessitam e o que querem, protegendo, dessa forma, cada equipamento e infraestrutura trazida para sua região.
    A população precisa se apoderar melhor e mais do seu direito de participação no planejamento da sua rua, bairro e cidade.

    Um abraço,

    Caroline Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Muito legal teus textos, parabéns!

    Sobre a questão da consciência política e da participação, acho que muitos de nós cidadãos, estamos viciados em achar que discussão política é apenas para as eleições, ou até mesmo nem sobre isso costumamos conversar.
    A participação deve ser mais ativa, pois as decisões políticas influem diretamente em nossas vidas, seja através das leis, dos impostos, da educação ... Tudo isso é regido por nossos governantes.
    Esse texto daria um ótimo debate.

    abraço
    Leônidas Calheiros

    ResponderExcluir
  5. Olá Gardênia,
    ótimos textos, viu? Merece publicação em algum jornal. Posso providenciar? Abraços, Wendel Palhares

    ResponderExcluir