A vitrine é a principal área de exposição dos produtos da loja. Nela podemos representar o estilo, a proposta e o perfil do ponto de venda do estabelecimento. São elas que fazem o “PSIU” para o cliente e o convidam para entrar ou se afastar.
Para boa elaboração de uma vitrine pequenos cuidados são fundamentais, pois se deve passar as informações de maneira mais rápida e direta. É a sua mídia, sua propaganda.
É evidente que um bom produto e preços baixos são fundamentais, mas não se deve esquecer que a criatividade é um dos principais requisitos na organização e arrumação dos produtos e em sua decoração. O que é inusitado é sempre atrativo. Encontrar algo inesperado surpreende e atrai olhares.
Escolher um tema para a vitrine é a primeira decisão a ser tomada. Sem tema, não adianta escolher os produtos que serão expostos. A partir daí deverá ser criada uma ambientação, que pode se utilizar de elementos simples.
Exemplo de vitrine simples, barata e criativa. Iluminação adequada e mensagem direta para o consumidor.
Fonte: Google.
Podemos estabelecer alguns critérios básicos para a construção de uma boa vitrine:
a. Selecionar os produtos com a novidade do momento;
b. Normalmente deverá ter fundo vazado ou com tonalidades claras, pois assim o produto ficará mais destacado;
c. Iluminação dirigida ajuda no destaque do produto, valorizando-o. (Lembrem-se que o tipo de iluminação pode enaltecer ou prejudicar a mercadoria, sendo necessária a escolha com um profissional da área que possa indicar o posicionamento dos spots, de forma a não ofuscar o cliente);
d. Uso de expositores e suporte que valorizem o produto, de acordo com seu material e dimensão.
e. Flexibilidade de espaço para mudanças de cada estação ou datas comemorativas.
Pois bem, fique de olho na contratação do profissional de arquitetura, que além de oferecer à loja a criação de espaços propositalmente atrativos, pode usar e abusar da criatividade como elemento importante para atrair atenção. É ver para crer, porque, sinceramente, quem não quer atrair bons olhares?
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário