quinta-feira, 24 de março de 2011

ARQUITETURA, INTERVENÇÃO URBANA & DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Após um longo período entregue à própria sorte, o Centro de Maceió retomou o seu papel de destaque na economia alagoana. Fundamental a implantação do Projeto de Requalificação da Prefeitura Municipal iniciado em 2004 que tem superado as expectativas e trazido novos investimentos para a cidade, tanto do setor público,  como de novas e grandes lojas  que se instalam na área e no investimento de lojistas tradicionais que "revitalizam" suas empresas motivados pela grande valorização de seus pontos comerciais e pelo crescimento do fluxo e a atração de consumidores que estavam afastados do comércio central de há muito.

Tenho a satisfação de atuar como arquiteta responsável técnica pelo projeto, e vibrar com a chegada de marcas de destaque, vibrar com a evolução de empresários e líderes que se tornaram companheiros de "luta" ao longo dos anos, de aprender com lojistas e seus novos e antigos clientes, e desenvolver minha visão como urbanista projetando com os colegas da SEMPLA (Secretaria de Planejamento do Município de Maceió), prestando serviços de consultoria e atuação no patrimônio histórico de prédios particulares tombados e atuando, também, em projetos e ambientação de unidades comerciais, sempre preocupada com um  consumidor  cada vez mais exigente e consciente que um bom projeto arquitetônico e de ambientação é um investimento de alto retorno para o "comerciante"  atrair o cliente e para o consumidor se tornar "freguês".

Sabe-se que o que agrada aos olhos induz  à idéia de que o belo é bom, É o velho chavão de que a primeira impressão é a que fica, mas realmente um bom cartão de visitas abre portas.  Claro que o "produto" só se estabelece se tem competência para tal. Portanto, a intervenção num centro comercial, na arquitetura de uma loja, na ambientação de um espaço de negócios, deve ser desenvolvida por profissionais qualificados e acompanhada do desenvolvimento de processos organizacionais e na qualificação da equipe operacional, para que traga satisfação para os investidores, empregadores, colaboradores e clientes.

Somos seres únicos, singulares, especiais, e queremos ser tratados de forma singular e diferenciada. Neste caso  a arquitetura agrega valor à individualidade do estabelecimento, podendo estabelecer um referencial. Ser único, ter características marcantes eleva o ego, dá status elevado e, acima de tudo, registra personalidade própria. E é nessa linha de pensamento, também, que devemos tratar as questões sobre prédios tombados na área comercial. São edificações históricas únicas que agregam valor não só pela estética e sim pela sua originalidade, referência e responsabilidade no registro de uma época. Tratá-los com singularidade é a melhor receita, para o melhor retorno do investimento na intervenção construtiva.

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